Select Menu
» » Saudação e Homilia do Santo Padre na Acolhida dos Peregrinos
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Primeiramente quero lhes agradecer pelo testemunho de fé que vocês estão dando ao mundo. Sempre ouvi dizer que as cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva. Parabéns. Vocês são verdadeiros heróis! Vejo em vocês a beleza do rosto jovem de Cristo e meu coração se enche de alegria! Lembro-me da primeira Jornada Mundial da Juventude a nível internacional. Foi celebrada em 1987 na Argentina, na minha cidade de Buenos Aires. Guardo vivas na memória estas palavras do Bem-aventurado João Paulo II aos jovens: «Tenho muita esperança em vocês! Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocês a Jesus Cristo e à sua cruz redentora» (Discurso aos jovens (11 de abril de 1987): Insegnamenti, X/1 (1987), 1261).


Antes de continuar, lembro-me do acidente trágico na Guiana Francesa, que sofria de jovens que veio a este dia, a jovem Sophie Morinière perdeu a vida lá, e outros jovens ficaram feridos. Convido você a um momento de silêncio e oração a Deus, nosso Pai, para Sophie, os feridos e suas famílias.

Este ano, a conferência retorna para uma segunda vez, para a América Latina. E vós, jovens, responderam em grande número ao convite de Bento XVI , que convocou para comemorar. Para ele, agradecemos-lhe de todo o coração. E ele, que nos convidou aqui hoje, enviamos saudações e aplausos alto. Você sabe que, antes de vir ao Brasil, eu estava conversando com ele. E eu perguntei-lhe para me acompanhar na viagem, com a oração. E eu disse que acompanhar com a oração, e ficar ao lado da TV. Então, agora nós estamos vendo. O meu olhar é espalhado sobre esta grande multidão: você são tantos! Vindo de todos os continentes. Distante, às vezes, não só geograficamente, mas também do ponto de vista existencial, cultural, social, humana. Mas hoje, aqui, ou melhor, hoje estamos aqui, juntos, unidos para compartilhar a fé ea alegria do encontro com Cristo, para sermos seus discípulos. Esta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, em seu coração vivo e jovem, porque você respondeu com generosidade e entusiasmo ao convite que Jesus fez para ficar com ele, para serem seus amigos.

O trem da Jornada Mundial da Juventude já percorreu um longo caminho e sofreu a Nação brasileira seguindo os passos do " Bota fé - Coloque fé ". Hoje chegou ao Rio de Janeiro. Do Corcovado, Cristo Redentor nos abraça e nos abençoa. Assistindo a este mar, a praia e todos vocês vem à mente quando Jesus chamou os seus primeiros discípulos nas margens do lago de Tiberíades. Hoje Jesus continua perguntando: Você gostaria de ser meu discípulo? Você gostaria de ser meu amigo? Quer testemunhar o Evangelho? No coração do Ano da Fé , estas questões convidam-nos a renovar o nosso compromisso cristão. Suas famílias e comunidades locais têm transmitido o grande dom da fé. Cristo ressuscitou em cima de você. Hoje quer vir aqui para confirmá-los nesta fé, a fé no Cristo vivo habita em você, mas eu vim também para ser confirmado pelo entusiasmo de sua fé. Você sabe que na vida de um bispo pedindo tantos problemas a serem resolvidos. E com estes problemas e dificuldades, a fé do bispo pode ser triste, não triste feio é um bispo. Como é feio. Assim que a minha fé não é triste eu vim aqui para pegá-lo com o seu entusiasmo.

Saúdo com afeto. A vós aqui presentes dos cinco continentes e através de você, saudações a todos os jovens do mundo, especialmente aqueles que queriam vir para o Rio de Janeiro, e não conseguiu. Para aqueles que nos acompanham através da rádio e da televisão e da internet, todos eles dizem: Bem-vindos a esta celebração de fé! Em várias partes do mundo, muitos jovens estão reunidos agora para viver junto com a gente neste momento: vamos estar unidos uns aos outros na alegria, na amizade, na fé. E não se esqueça que o meu coração abraça a todos com afeto universal. Porque a coisa mais importante hoje é esta reunião você e para o encontro de todos os jovens que estão a seguir-nos através dos meios de comunicação. Cristo Redentor, no topo do Monte Corcovado, o acolhe e abraça nesta bela cidade do Rio!

Uma saudação especial ao Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko queria incansável, e aqueles que trabalham com ele. Agradeço a Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, a calorosa recepção que me deram, e eu quero dizer aqui que os cariocas sabem receber bem, sabeis dar um grande bem-vindos e obrigado pelo grande trabalho para tornar este dia Mundial da Juventude, junto com seus bispos auxiliares com dioceses neste imenso Brasil. O meu agradecimento também vai para todos nacional, estadual e local, e todos os que contribuíram para tornar este momento único de celebração da unidade, fé e fraternidade. Graças aos irmãos bispos, padres, seminaristas, pessoas consagradas e fiéis que acompanham os jovens de diferentes partes do nosso planeta leigos, na sua peregrinação a Jesus. Para todos e cada um um grande abraço em Jesus e com Jesus.

Irmãos e amigos, Bem-vindos à vigésima oitava Dia Mundial da Juventude, Nesta Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro!

Homilia 

Queridos jovens:

"Como é bom aqui", disse Pedro, depois de ter visto o Senhor Jesus transfigurar revestidos de glória. Podemos também repetir essas palavras? Acho que sim, porque, para nós, é bom estar aqui, hoje, em torno de Jesus. Ele é quem nos acolhe e está presente entre nós, aqui no Rio de Janeiro. E no Evangelho também ouvimos as palavras do Pai: "Este é meu Filho, o meu escolhido, ouvi-lo" ( Lc 9:35). Portanto, se por um lado é Jesus que nos acolhe, e em segundo lugar, nós também queremos recebê-lo, começa a ouvir a sua palavra, porque só aceitando a Jesus Cristo, o Verbo encarnado, é como o Espírito nos transforma iluminando o caminho da futuro, e cresce em nós as asas da esperança a caminhar com alegria (cf. Carta Encíclica. Lumen fidei , 7).


Mas o que podemos fazer? «Bote fé». A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo. «Bote fé»: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então "bota" o sal; falta o azeite, então «bota» o azeite... «Botar», ou seja, colocar, derramar. É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, a vida terá uma bússola que indica a direção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. «Bote fé», «bote esperança», «bote amor»! Todos juntos: Bote fé, bote esperança, bote amor

Mas quem pode nos dar isso? No Evangelho, ouvimos a resposta: Cristo. "Este é o meu Filho, o meu escolhido, ouvi-lo." Jesus traz a Deus e leva a Deus, com ela toda a nossa vida é transformada, renovada e podemos ver a realidade com outros olhos, a partir do ponto de vista de Jesus com seus próprios olhos (cf. Carta Encíclica. Lumen fidei , 18). Então, hoje eu digo a cada um de vocês: " Ponha Cristo "em sua vida e descobrir que a confiança de um amigo para sempre", pone Cristo "e você vai ver crescer as asas da esperança de ir com alegria na estrada futuro ", pone Cristo", e sua vida será cheia de amor, será uma vida frutífera. Porque todos nós queremos ter uma vida produtiva. A vida que dá vida a outros.

Hoje vamos fazer o bem a todos que estávamos a perguntar sinceramente: quem depositamos a nossa fé? O que nós mesmos nas coisas, ou em Jesus? Todos nós temos muitas vezes a tentação de ficar no meio de acreditar que somos o centro do universo, acreditar que podemos construir nossas vidas nós mesmos, ou acha que tem, o dinheiro, o poder é o que dá felicidade. Mas todos nós sabemos que não é assim. Depois, o dinheiro, o poder pode oferecer um instante de inebriamento, a ilusão de ser feliz, mas, no final, nós dominamos e nos levam a querer ter mais e mais, nunca estar satisfeito. E terminamos excesso, mas não alimentados, e é muito triste ver um empachada Juventude, mas fraco. A juventude deve ser forte, alimentar a sua fé, e não empacharse de outras coisas. "Fazer de Cristo" em sua vida, pone sua confiança nele e não vai se decepcionar! Olha, queridos amigos, a fé faz uma revolução copernicana que poderíamos chamar, leva para longe do centro e coloca Deus no centro, inundações fé nos com o seu amor que nos dá segurança, força e esperança. Aparentemente não parece mudar alguma coisa, mas no fundo de nós mesmos, muda tudo. Quando Deus habita em nossos corações a paz, a bondade, a ternura, entusiasmo, serenidade e alegria, que são frutos do Espírito Santo (cf. Gl 5:22), e, em seguida, a nossa vida é transformada, a nossa maneira de pensar e agir se renova, torna-se a forma de pensar e de agir de Jesus, de Deus. Queridos amigos, a fé é revolucionário e peço-vos hoje: você está pronto, você está pronto para entrar nesta onda de revolução da fé? Apenas inserindo seu jovem vida fará sentido e será frutífera.

Caro jovem, minha querida menina, "fazer de Cristo" em sua vida. Estes dias, Ele espera: Ouça com atenção e presença emocionar seu coração. "Faz Cristo": Ele recebe no sacramento do perdão, sua misericórdia, cura todas as feridas do pecado. Não tenha medo de pedir perdão, porque Ele em Seu grande amor não se cansa de perdoar, como um pai que nos ama. Deus é pura misericórdia! " Coloque em Cristo ": Ele está esperando também na Eucaristia, sacramento da sua presença, seu sacrifício de amor, e Ele espera a humanidade também muitos jovens que irão enriquecer a sua amizade, você vai incentivar o seu testemunho de fé , vai ensinar a linguagem do amor, de bondade, de serviço. Além disso, você, meu caro, minha querida, você pode ser um alegre testemunho de seu amor, um testemunho de seu Evangelho entusiasmados para trazer alguma luz a este mundo. Pare de se torturar amado por Jesus, é um amigo que não decepciona.

"Como é bom aqui", colocando Cristo, a fé, a esperança, o amor que ele nos dá em nossas vidas. Queridos amigos, nesta celebração recebemos a imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Com Maria, pedimos-lhe que nos ensine a seguir Jesus. Eles ensinam-nos a ser discípulos e missionários. Como ela, nós dizemos "sim" a Deus. Peçamos coração da sua mãe para interceder por nós, para que os nossos corações estão dispostos a amar Jesus e amado. Queridos jovens, Jesus espera por nós. Jesus diz-nos! Amen.

Autor Giuliano Cabral do Espírito Santo Beraldo

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga