Select Menu
» » Protomártires do Brasil
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Padre André de Soveral, jesuíta brasileiro nascido em 1572 e martirizado 16 de julho de 1645, na capela de Nossa Senhora das Candeias Cunhaú, junto com seus fiéis, por uma tropa de soldados holandeses. Ambrosio Pai Francisco Ferro, martirizados 03 de outubro de 1645, juntamente com seus paroquianos, depois de várias torturas, por soldados holandeses e 200 índios, liderados por seu chefe Antonio Paraopaba.

Martirológio: 

16 de Julho: Na cidade de Cunhaú próximo Natal no Brasil, abençoado Andrea de Soveral, um padre da Companhia de Jesus, e Domingos Carvalho, mártires, que, durante a celebração da missa, na igreja foram presos juntos por engano a multidão dos fiéis e horrivelmente morto. 

3 de outubro: Na margem do rio Uruaçu próximo Natal no Brasil, abençoado Ambrósio Francisco Ferro, sacerdote e companheiros mártires, vítimas da repressão perpetrada contra a fé católica. 

Protomártires brasileiros

O cristianismo em geral e o catolicismo em particular, podem incluir em sua existência milhares de anos, um desfile dos mártires de todas as idades, sexo e status social, o que para o surgimento no mundo pagão da nova religião da fraternidade, igualdade, paz e serenidade em corações e na capital, em nome de Cristo derramou seu sangue em todos os momentos, o sofrimento sofrimento físico e moral incalculável. 

Se todo esse sofrimento, vindo de religiões pagãs ou os seguidores de Cristo, no final você pode colocar na conta, fornecendo a reação das pessoas que tinham interesse em não prejudicar o seu poder sobre as massas cegas observadores. 

Muito mais odioso é a perseguição selvagem e sangrenta dos cristãos contra outros cristãos, divididos por interpretações doutrinárias, reformadores pregavam por ambos os clérigos e leigos, nos séculos seguintes e que levou à única grande árvore da Igreja de Cristo, a se dividir em muitos ramos cismáticos e reformados, que muito têm prejudicado a unidade do cristianismo. 

O movimento de reforma dos calvinistas, nascido das idéias teológicas e político-religioso João Calvino (1509-1564), foi um deles, que a intenção dos leigos para trazer uma ampla e direta participação na vida eclesiástica, criando comunidade política e religiosa, fortemente homogênea dentro deles, graças à estreita dependência do poder político por ' autoridade religiosa, ingressou na conquista colonial primeiro plano no mundo, fomentar a rebelião e perseguição contra os católicos já presentes naquelas terras. 

E aqui nesta rota panorama, em geral, deve ser visto a história do martírio de 30 católicos no Brasil, beatificado 05 de março de 2000 pelo Papa João Paulo II. 

A evangelização no Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil, foi fundada em 1597 por missionários jesuítas e padres diocesanos do Portugal católico, começando com a catequese dos índios e a formação das primeiras comunidades cristãs. 

Durante os anos seguintes houve desembarques de franceses e holandeses, determinados a expulsar lugares colonizados pelo Português, os holandeses, em 1630, eles conseguiram a região do Nordeste, que a religião calvinista e acompanhado por seus pastores, determinado no tranquilo até então, um conflito para o qual havia uma restrição da liberdade de culto e os católicos foram perseguidos. 

Ocorreu neste contexto, os dois episódios do martírio do Beato estamos falando, então no Rio Grande do Norte, havia apenas duas paróquias, Cunhaú, na paróquia de Nossa Senhora da Purificação ou das velas, liderados pelo pároco Don Andrea de Soveral e Natal, a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação com o pároco, Pe. Ambrósio Francisco Ferro. 

Ambas as paróquias foram vítimas de calvinista perseguição religiosa você são muito poucos os relatos dos mártires individualmente, mas os vários escritores do século XVII, os episódios narrados em detalhe. Cunhaú, 16 de julho de 1645 Pe. André de Soveral o pastor, nasceu por volta de 1572, em São Vicente, a ilha de Santos, estudou na Faculdade de Filhos de Jesus, fundada pelos jesuítas em 1553. 

Aos 21 anos, ele entrou na Companhia de Jesus a fazer o noviciado no Colégio da Bahia, de lá depois de completar seus estudos em latim e teologia, ele foi enviado para Olinda, em Pernambuco, centro missionário para a catequese dos índios da região. Em 1606, ele estava entre os índios do Rio Grande do Norte, com o Padre Diego Nunes. 


Então , em 1607 veio dos jesuítas, tornou-se um membro do clero diocesano e pároco de Cunhaú, no momento do martírio foi de 73 anos de idade. era domingo, 16 de julho, 1645, e como era de costume, o padre André de Soveral se reuniram na igreja da Paróquia de Nossa Senhora da velas ou a purificação, os fiéis para a celebração da Missa. 

Os cerca de 69 fiéis estavam na maioria dos camponeses e trabalhadores no processamento de cana-de-açúcar, todos Cunhaú; início da celebração apareceu na igreja alemã Jaco Rabe, pessoa cruel e sem escrúpulos, dizendo que as disposições teve que ser dada em nome do Supremo Conselho Holandês do Recife, que foi anunciado no final da Missa Mas depois da consagração de um grupo de soldados holandeses com várias das tribos de índios Tapuias 'e' Patiguari 'todos armados, correndo para o templo fechado as portas violentamente atacando os fiéis indefesos. 

Padre André de Soveral, incluindo suas intenções, interrompeu a festa e cantou com eles rezar as orações dos moribundos, todos foram massacrados pela espada, menos cinco fiéis Português que foram feitos reféns e levados para o Forte holandês dos Três Reis. nomes desses cinco reféns são conhecidos e relatados pelos cronistas da época, em vez de todos os mártires muitos, assim como o pastor, você sabe o nome de apenas um, o secular Domingos Carvalho, que foram tomadas muitas moedas de ouro e uma cadeia, os quais foram contados e divididos descansando em seu corpo, os corpos foram roubados de roupas e objetos e assassinos bárbaros eram grande banquete em sua própria maneira. 

Uruaçu, 03 de outubro de 1645 Retirado do terror do que aconteceu em Cunhaú, os católicos, em Natal, tentou salvar-se, refugiando-se em abrigos improvisados ​​alguns, mas foi inútil. 

Junto com o seu pároco, Padre Ambrósio Francisco Ferro , foram enviados pelas autoridades holandesas em um lugar definido para Uruaçu , onde eram esperados por soldados e cerca de 200 índios comandado por Antonio Paraopaba chefe nativo, que se converteu ao protestantismo calvinista, tinha uma verdadeira aversão aos católicos. 

Os paroquianos e seu sacerdote, foram torturados e deixados para morrer de uma forma horrível entre mutilação desumano, que o cronista tinha vergonha de descrever em detalhe. De todos estes muitos grupos de crentes martirizados, as autoridades eclesiásticas procuraram saber os nomes, e ter sucesso apenas em 30 deles e em 1989 foi iniciada a Causa de Beatificação , em seguida, veio o anúncio de 5 de Março de 2000

Autor Giuliano Cabral do Espírito Santo Beraldo

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios