Select Menu
» » » Encerramento do Annus Fidei em Vitória do Espírito Santo
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Sábado, 23 de novembro, a Arquidiocese de Vitória encerrou solenemente o Ano da Fé com uma caminhada que ficará na memória dos capixabas como uma grande manifestação pública dessa virtude que devemos amar e praticar com todo empenho.

O trajeto foi muito simbólico: da Catedral à Praça do Papa (memorial da visita do Papa João Paulo II a Vitória), num belo ato simbólico de fidelidade à Cátedra da Verdade, contra a qual “as forças do inferno não prevalecerão”.

A participação foi calculada entre 30 a 40 mil pessoas e chamou especialmente a atenção o entusiasmo e a ordem.

O Arcebispo, Dom Luiz Mancilla Vilela e os Bispos Auxiliares solenizaram muito adequadamente o evento ao participarem paramentados com as insígnias dos altos cargos que exercem a serviço de Deus e dos fiéis.

A presença do Clero diocesano, de associações religiosas e centenas de coroinhas devidamente trajados deram um brilho especial à caminhada. O centro das atenções foi a imagem milagrosa de Nossa Senhora da Penha pois faz parte da historia capixaba. Sua chegada foi anunciada por um solene toque de trompete executado por um Arauto do Evangelho.

Homilia entusiasmada

Dom Luiz Mancilha, em sua homilia ressaltou entre outros pontos, a gratidão que devemos ter pelo dom da Fé, concedida por Deus já no Batismo: “Gratidão eterna”, dizia o Sr. Arcebispo, pois “Deus nos ama com um amor especial que só Ele pode ter”.

De nós, o que espera Deus senão nossa sincera conversão: “Convertei-vos” lembrava Dom Luiz. Lembrava que desse modo foi “o início da Igreja militante e seu espalhar pelo mundo”. Eram doze os Apóstolos; mas sua fé e zelo fez a Igreja espalhar-se pelo mundo: hoje somos mais de um bilhão de católicos. Se todos fôssemos o que devemos ser, já haveria “um só rebanho e um só pastor”.

“Nós cremos, Senhor, que só Vós sois Deus, único e verdadeiro (…) e quem vos tem no coração jamais perderá a esperança, já é um vencedor. Sobretudo tem a paz.

Mas, lembrou Dom Luiz as palavras de São Tiago na sua Epístola —“que adianta alguém dizer que tem fé se não a põe em prática”. Quem tem fé “combate o bom combate, conquista a vida eterna para a qual fomos chamados”.

Autor Giuliano Cabral do Espírito Santo Beraldo

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios