Páginas

Novo Bispo para a Igreja do Brasil: Dom Edson Oriolo

Dom Edson, natural de Itajubá, foi nomeado Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, em maio

A Missa Solene com o Rito de Ordenação Episcopal de Dom Edson José Oriolo dos Santos foi celebrada na Catedral Metropolitana do Bom Jesus, em Pouso Alegre, no dia 11 de julho de 2015.

Os bispos ordenantes foram D. João Bosco Óliver de Faria (arcebispo de Diamantina/MG), D. José Luiz Majella Delgado, CSsR (arcebispo metropolitano de Pouso Alegre/MG) e D. Walmor Oliveira de Azevedo (arcebispo metropolitano de Belo Horizonte/MG).

Também estiveram presentes os bispos auxiliares da Sé de Belo Horizonte, vários bispos, o cabido metropolitano, o clero, seminaristas e fiéis de diversas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Dom Edson rezando na Capela do Santíssimo 

Os presbíteros assistentes foram o Mons. Marco Eduardo Jacob Silva e o Côn. Sebastião Camilo de Almeida. O Pároco e Cura da Catedral, Mons. Vonilton Augusto Ferreira foi o comentarista da celebração e os Pe. Jésus Andrade Guimarães, Mons. José Dimas de Lima, Pe. Benedito Luciano Rosa e Fernando José de Freitas foram os cerimoniários.

Dom Edson foi acolhido à porta principal da Catedral e dirigiu-se à Capela do Santíssimo Sacramento, onde recolheu-se em oração por alguns instantes.

Logo em seguida, a Santa Missa teve início com a saudação e acolhida feita por D. Majella e a apresentação de todos os bispos presentes. O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Thiago de Oliveira Raymundo, da Paróquia São José Operário de Itajubá. Os ritos da ordenação sucederam-se com a leitura do mandato apostólico pelo Pe. Sebastião Diogo de Melo, Vigário episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em sua homilia, D. João Bosco Óliver de Faria relembrou momentos da vida no seminário, onde conviveu com D. Edson. Disse também que escolhera para a ordenação de D. Edson o anel do Concílio de Dom José D’Ângelo Neto.

Em seguida foi feito o Propósito do Eleito e foi entoada a ladainha pelo Sr. Carlos Roberto da Silva, da Paróquia São Caetano de Brazópolis/MG.

Dando sequência ao rito, D. João Bosco impôs as mãos sobre a cabeça de. D. Edson e em seguida todos os bispos também impuseram suas mãos sobre o eleito. D. Edson recebeu a unção com o Santo óleo e passou a receber o livro dos Evangelhos, que foi colocado aberto sobre sua cabeça, e as insígnias (óleo, anel, báculo e a mitra) que expressam a consagração e a íntima configuração entre Cristo – Sumo e Eterno Sacerdote- e o Bispo, ministro da sua Misericórdia.

As oferendas foram encaminhadas ao altar pelo pai de Dom Edson, Sr José Eugênio dos Santos, e por seus irmãos, Benedito Flávio Oriolo dos Santos e Cláudia Renata Oriolo dos Santos Ribeiro.

O coral que abrilhantou a cerimônia foi “Vozes de Euterpe”, de Brazópolis/MG, cujo regente é o Prof. José Rezende Vilela e o organista Mauro da Silva Neto.

Ao final da Santa Missa, Dom Edson Oriolo, já ordenado, de Mitra e Báculo, abençoou a todos, recebeu saudações em nome do clero e de autoridades, além de ter dirigido a palavra aos fiéis presentes.

Em sua mensagem, dom Edson se lembrou de seus familiares, de modo especial de mãe, que o inspirou na escolha de seu lema episcopal: “Evangelizare Misericordiae Divitias”, que significa “Anunciar as riquezas da misericórdia”. Agradeceu, entre outras pessoas e instituições, a Arquidiocese de Pouso Alegre, por sua formação e convivência com o clero, religiosos e leigos. Agradeceu também a acolhida de dom Walmor e dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte. Pediu para “que todos continuem rezando por ele”.

A primeira Missa de D. Edson foi celebrada na manhã do domingo, dia 12 de julho, na Catedral do Bom Jesus.

Dom Edson Oriolo foi nomeado pelo Papa Francisco bispo titular de Segia e auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG.

CONFIRA A INTEGRA DA MISSA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL


Texto e Imagens: Arquidiocese de Pouso Alegre
Vídeo: TV Arautos, via Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário